Sem categoria 06/04/2022

Mitos e verdades sobre pedra na vesícula

Problema de saúde que atinge milhares de brasileiros todos os anos, a pedra na vesícula causa um sintoma chamado de cólica biliar, que nada mais é que uma dor súbita e muito forte na região direita do abdômen (abaixo das costelas), além de muitas dúvidas sobre esse problema.

Confira alguns mitos e verdades sobre essa condição:

Mulheres têm maiores chances de ter esse quadro.
Verdade
Por conta das diferenças hormonais, o surgimento desse tipo de problema ocorre mais em mulheres. O uso de anticoncepcionais também pode causar a doença.

A alimentação não interfere no surgimento da doença.
Mito
Uma alimentação rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras pode contribuir para o surgimento da pedra na vesícula.

A recuperação cirúrgica é simples.
Verdade
O paciente não precisa seguir qualquer tipo de dieta específica após a cirurgia e a única restrição de atividades são exercícios muito pesados em até 40 dias após a cirurgia.

O tratamento para pedra na vesícula varia de acordo com o tamanho das pedras.
Mito
A indicação de cirurgia não está relacionada diretamento ao tamanho e número de pedras. Está ais relacionada a fatores como comorbidades do paciente, idade, sintomas de cólica biliar e complicações relacionadas a litíase biliar (ex: pancreatite).

Não é necessário seguir uma dieta após a retirada da vesícula.
Mito
Com a ausência da vesícula, o paciente pode ter dificuldade para digerir gordura e eventualmente ter diarreia. Por isto alimentos gordurosos devem ser evitados por pacientes que realizaram cirurgia de vesícula.

Voltar

0 Comentários

Deixe o seu comentário!