Sem categoria 05/01/2022

Tome cuidado com as dietas restritivas

Não é incomum que, após diversas festas de final de ano com exageros de comidas e metas de ano novo, incluindo a do emagrecimento a serem cumpridas, as pessoas recorrem a diversos tipos de dietas e regimes alimentares restritivos, mas elas podem trazer riscos à saúde.

Confira alguns riscos:

❌ A ingestão insuficiente de calorias e nutrientes, menor do que o necessário para o nosso organismo, pode causar indisposição, cansaço, fraqueza, dores de cabeça, queda de cabelo e unhas fracas.

❌ O corte de carboidratos da alimentação, presente na maioria das dietas restritivas, faz com que a pessoa perca energia e micronutrientes contidos em alimentos como massas, batatas e cereais, incluindo minerais e vitaminas.

❌ A maioria das dietas radicais proporciona uma perda de peso rápida que, com grande restrição de calorias, resulta também em perda de músculos e, em alguns casos, desidratação. ❌ Os resultados desse tipo de dieta não se sustentam em 95% dos casos, tendendo ao reganho de peso.

❌ As dietas sem acompanhamento profissional também podem desenvolver distúrbios como anorexia, bulimia e compulsão alimentar.

Por isso, em 2022 preocupe-se com a própria saúde e não com os padrões corporais idealizados. É importante comer com prazer e sem culpa, porém o equilíbrio deve ser o princípio fundamental da sua alimentação. 🍉🍝🍗

Voltar

0 Comentários

Deixe o seu comentário!