X
Agendamento online
Via Whatsapp

Sobre

Fomos os ganhadores do primeiro prêmio Boston Scientific da endoscopia brasileira! O site Endoscopia Terapêutica concorreu com outros projetos na categoria "Novas tecnologias". Um projeto que criei em 2013 junto com alguns amigos e que se tornou o maior portal sobre endoscopia digestiva do país. Uma alegria muito grande ver o reconhecimento de tanto trabalho e dedicação

Dr.Felipe Paludo Salles, presidente SOBEDSC, participou da reunião dos presidentes das Estaduais da SOBED, para planejamento de ações para o próximo ano.

Ano de 2020

Nosso médico, Dr. Felipe Paludo Salles (Presidente da SOBED) participou do evento de lançamento da Campanha SETEMBRO VERDE, que ocorreu ontem no Beira-mar Shopping em Florianópolis. Na ocasião falou um pouco sobre a prevenção do câncer de intestino. Mais informações em https://campanhasetembroverde.com.br

Reunião organização Campanha Setembro Verde, prevenção de Câncer de Intestino.

Congresso também é momento para rever amigos e professores.

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo

Em março 2019, já como presidente da SOBED-SC, realizamos o Forum sobre Endoscopia e o Mercado de trabalho. Evento que contou com a participação de colegas médicos de todo o estado bem como do presidente da SOBED nacional Dr. Jairo..... Agradecimento especial ao colega e amigo Dr. Gerson .... pela presença e apresentação realizada.

Em dezembro 2018 assumo a presidência do capítulo estadual da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Mandato de dois anos com grande desafios como a realização da Semana Brasileira do Aparelho Digestivo que será realizada a ser realizada 2020 em Florianópolis.

Setembro 2018

No curso prático de ESD tive a oportunidade de aprimorar os conhecimentos da técnica diretamente com o Professor Toyonaga, médico japonês que é a referência deste procedimento no mundo e foi quem desenvolveu os principais instrumentos utilizados no procedimento. Também tive orientações de outro médicos especialistas como os meus ex-professores da residência Dr. Nelson Miyajima e Fabio Kawaguti, atualmente as maiores deste procedimento no Brasil. São Paulo, Setembro 2018.

Setembro 2018

Orgulho muito grande de ter sido convidado pelo Dr. Nelson Miyajima para participar de um curso fechado feito pelo Hospital Nipo-Brasileiro com o Dr. Toyonaga, médico Japonês que é a maior referência mundial no procedimento de dissecção endoscópica da submucosa (ESD). Técnica avançada para a ressecção de tumores precoces do aprelho digestivo através de endoscopia. Na ocasião pude reencontrar grandes amigos da residência de endoscopia da USP e o chefe da mesma, o professor e mestre Dr. Paulo Sakai, que é maior referência no país em endoscopia e também conhecido mundialmente. São Paulo, setembro 2018

Julho 2018

Satisfação de ter sido convidado como instrutor no curso prático do IRCAD, o maior centro de treinamento médico da América Latina. Uma estrutua impressionante para ensino e aprimoramento profissional. Na minha estação orientei os médicos sobre a técnica de plasma de argônio, usada na endoscopia para coagulação de sangramentos do tubo digestivo. Barretos, Julho 2018

Abril 2018

Palestra sobre diagnóstico da doença de refluxo no congresso sul brasileiro do aparelho digestivo. DIGESUL - Curitiba, abril 2018

Março 2018

Após a realização do primeiro procedimento de ESD de grande complexidade realizado no estado. Tratava-se de uma lesão na Incisura Angularis, local de difícil manuseio do endoscópio, tendo o procedimento durado 4 horas. Conseguimos remover por endoscopia o tumor evitando uma cirurgia para a retirada do estômago. Um grande feito profissional que por si só já compesou toda esta jornada de estudo e dedicação. Agradecimento ao professor Viriato Cunha e a técnica de enfermagem Alexandra sem a qual não conseguiramos realizar tal feito. Março 2018

Agosto 2017

Palestra sobre tratamento endoscópico do câncer gástrico precoce, mostrando indicações e técnicas de dissecção endoscópica da submucosa (ESD). ITAJAI, agosto 2017.

Agosto 2017

Aula sobre Tumor Neuroendócrino na Jornada da SOBED-PR. Ponta Grossa, agosto 2017.

Artigo sobre o diagnóstico de refluxo gastroesofágico, que além dos dados clínicos precisa de exames com endoscopia, phmetria e manometria esofágica.

Após alguns anos de trabalho dentro da Sociedade de Endoscopia de Santa Catarina, em dezembro de 2016 assumo a vice-presidencia da mesma junto ao presidente eleito Dr. Amilton Carniel.

Agosto 2016

Palestra sobre câncer precoce do aparelho digestivo na JASCAD (Jornada Acadêmica Sul Catarinense do Aparelho Digestivo). Agosto 2016

Artigo no site endoscopia terapêutica onde escrevo sobre o uso de corantes durante os exames de endoscopia. Estes auxiliam o diagnóstico de lesões precoces do aparelho digestivo.

Ano de 2016

Comissão organizado do DIGESUL 2016 - Costão do Santinho, Florianópolis. Mais um grande evento científico e de confraternização.

Artigo onde escrevo sobre as técnicas que existem para resseção de tumores do aparelho digestivo através de endoscopia.

Reunião interdisciplinar do grupo de tratamento para obesidade com balão intragástrico. Mais informações em emagrecerjoinville.com.br

Ano de 2015

Presença no DDW, maior congresso do aparelho digestivo do mundo. Washington, 2015

Curso sobre o balão intragástrico SPATZ, que permite o ajuste do volume e permanência de um ano. Tive a oportunidade de aprender diretamente com o Dr. Jeff Brooks que desenvolveu o produto.

No site da endoscopia foi publicado este artigo onde escrevo sobre o tratamento de um tipo mais raro de tumor gástrico. Este quando diagnósticado precocemente e tratado de forma adequada geralmente uma boa evolução.

Ano de 2015

Instrutor do curso prático em endoscopia HANDS ON, realizado no DIGESUL 2015 em Foz do Iguaçú.

Ano de 2015

Apresentação no Congresso Sul Brasileiro do Aprelho Digestivo (DIGESUL), Foz do Iguaçú - 2015. Evento sensacional que reunião varias profissinais da área e sedimentou o DIGESUL como um dos grandes eventos da especialidade no país.

Muito importante para um serviço de endoscopia é ter uma equipe altamente treinada e preparada para todos os desafios. Por isto algumas vezes trouxe a Enfermeira Maria da Graça para treinar nossas colaboradoras. A Enf. Graça era a chefe da enfermagem da endoscopia da USP e uma das pioneiras no Brasil sobre o tema.

Festa de aniversário surpresa da equipe da Endogastro, com direito a balões de luvas.

Agosto/2015

Palestra sobre tratamento da obesidade com balão intragástrico na Jornada de Gastroenterologia e Endoscopia de Itajaí.

Em 2015 criei junto a colegas da residência o site Endoscopia Terapêutica. Projetado para ser uma blog de atualização e local para troca de experiência entre profissionais na área. Em menos de um ano o sucesso do projeto foi tamanho que se tornou o maior portal de endoscopia digestiva no país.

Jornada Integrada do Aparelho Digestivo - Joinville 19 e 20/09/14. Um evento de alto padrão com excelente nivel científco e confraternização.

Ano 2014

Realizei em 2014 a Jornada integrada do aparelho digestivo. Tive a satisfação de reunir em Joinville médicos renomados no país e grandes amigos que fizeram do evento um grande sucesso.

Ano 2014

Na organizção do primeiro congresso sulbrasileiro do aparelho digestivo (DIGESUL). O que começou apenas como um simples ideia tornou-se um dos maiores congressos da especialidade no país. Ano 2014

Em 2014 criei o CEADI - Centro de estudos do aparelho digestivo, com intuito de estimular atualização de temas entre os acadêmicos de medicina e profissionais da área.

Novembro 2013

Palestra sobre Esofagite Eosinofílica na Jornada de Endoscopia Avançada em Cascavel a convite do Dr. Ivan Orso, meu amigo e parceiro na residência de endoscopia. Novembro 2013

Ano 2013

Aula sobre lesões subepiteliais do trato gastrointestinal ministrada na Sociedade Paranaense de Medicina a convite da SOBED-PR. Ano 2013

Iniciando as atividade de endoscopia terapêutica avançada como o exame de colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (CPRE).

Em 2013 realizamos em Joinville uma jornada de atualização que contou com médicos renomados do país. Um evento que trouxe a Joinville medicos gastroenterologista e endoscopistas de todo o estado.

Começo a participar como preceptor da residência de gastroenterologia do HU em Floripa. Orientando os residentes e desenvolvendo técnicas endoscópicas avançadas ao lado do Dr. Viriato Cunha.

Ano de 2012

Começo em 2012 a minha atividade profissional em Joinville como sócio-proprietário da clínica ProGastro. Um grande desafio em tornar o serviço uma referência no tratamento de doenças do aparelho digestivo.

Ano 2011

Após retornar da residência em São Paulo começo a trabalhar na clinica Endogastro em Florianópolis a convite do chefe da residência Dr. Viriato Cunha. Ano 2011

Especialização em Motilidade Digestiva, tive o prazer de ter sido o primeiro aluno do pragrama de três meses sob a coordenação do chefe do Serviço Dr. Tomás Navarro. Grande aprendizado com professores como Dr. Luiz Fontes, Dra. Vanise Vecchia, Dr. Rimon Azzam.

Durante os dois anos de residência tive honra de conviver diretamente com o chefe do serviço o Prof. Dr. Paulo Sakai. O maior endoscopista do brasil, que com seu conhecimento e humildade tornou-se uma referência mundial na especialidade.

Novembro de 2010

Titulo de especialista em endoscopia da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Mais uma conquista após aprovação em prova teórica e prática de alto nível. Prova realizada na SBAD em Florianópolis em novembro de 2010.

Tenho emoldurado em meu consultório o certificado da USP, dos dois anos que passei na instituição aprendendo com os maiores endoscopistas do país. Com certeza a minha maior conquista profissional da qual tenho muito orgulho.

2010

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo - SBAD 2010. Realizada em Floripa no Centrosul. Com amigos e o grande professor Dr. Fauze Maluf.

Titulo de especialista em Gastroenterologia. Aprovação na prova realizada em 2009. Título que tem a assinatura do Dr. Ricardo Barbuti o qual considero um dos maiores gastroenterologista do pais e que pude acompanhar em São Paulo durante a residência.

Curso internacional de endoscopia. Durante da residencia de endoscopia tive o privilégio de participar do curso internacional promovido pelo Serviço anualmente. Evento mais importante da endoscopia do país sempre com presença dos maiores endoscopistas do mundo demostrando novos procedimentos e tecnologias.

Residência em endoscopia. Após mais um difícil processo seletivo, começo a residência de endoscopia no Hospital de Clínicas da USP. Fazer residência no maior serviço de endoscopia do Brasil, com professores renomados e grande estrutura, era um sonho que começava a se realizar. Agradecimento especial a todos os professores pelos ensinamentos e aos colegas pela grande amizade.

No final da residência fiz meu estágio opcional no Hospital da Clínicas da USP. Acompanhei por 2 meses o serviço de gastroenterologia nos ambulatórios e na endoscopia. Durante este período conheci todo o complexo hospitalar e de ensino da FMUSP. Fiquei fascinado pelo tamanho, qualidade do serviço prestado e excelência no ensino. Por isto, mesmo já tendo feito 5 anos de residência, resolvi prestar prova mais uma vez.

Ano 2008

Aprendendo endoscopia ainda como residente de gastroenterologia. Eterno agradecimento aos professores Cintia, Viriato e Esther.

Residência de gastroenterologia no hospital universitário da UFSC. Com muita dedicação e trabalho aprendi os conhecimentos da minha profissão que carrego até hoje. Muito carinho pelos preceptores em especial a Dra. Esther Dantas-Correia, Dr. Odilson Borini e Dr. Cunha.

Ano 2006

Residência de terapia intensiva no Hospital São José em Joinville. Nesta etapa aprendi a lidar com pacientes gravemente enfermos e a angústia de seus familiares. Muita consideração pelo mestre Milton Caldeira, grande de tamanho e coração.

Período 2004-2005

Residência de Clínica médica no Hospital Santa Isabel em Blumenau. Foram nestes dois anos que realmente me tornei médico. Período de muito trabalho, plantões em pronto socorro, aulas e estudo. Grande aprendizado com muito professores e preceptores, em especial ao chefe da residência, Dr. Sérgio Mendonça.

Uma imensa alegria ter concluido esta fase com sucesso e tornar-me médico. Terminava aqui a fase de estudante e começava a vida profissional.

Nov/2003

Formatura, a jornada de 6 anos de muito estudo e dedicação chegava ao fim. Uma fase de aprendizado, conquistas e amizades que carrego até hoje. Nov/2003Formatura, a jornada de 6 anos de muito estudo e dedicação chegava ao fim. Uma fase de aprendizado, conquistas e amizades que carrego até hoje.

CRM/SC 10.855

Gastroenterologia
RQE: 8134

Endoscopia Digestiva
RQE: 9263

Formação Acadêmica

  • Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) / Especialização, Motilidade Digestiva / 2011 – 2011
  • Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) / Residência Médica, Endoscopia Digestiva / 2009 – 2011
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina / Residência Médica, Gastroenterologia / 2007 – 2009
  • Hospital São José / Residência Médica, Terapia Intensiva / 2006 – 2007
  • Hospital Santa Isabel / Residência Médica, Clínica Médica / 2004 – 2006
  • Universidade Regional de Blumenau / Médico, Medicina / 1998 – 2003

Títulos e Atividades

  • Editor e fundador do site especializado em Endoscopia Terapêutica (www.endoscopiaterapeutica.com.br).
  • Título de Especialista em ENDOSCOPIA DIGESTIVA concedido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).
  • Título de Especialista em GASTROENTEROLOGIA concedido pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG).
  • Presidente da SOBED-SC na gestão 2018-2020.