Impedâncio Phmetria

Escolha abaixo o procedimento:

 

O QUE É IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA?

É o exame que permite detectar a presença de refluxo ácido do estômago e de refluxo  “não-ácido”, causado geralmente por conteúdo biliar. Pode ser detectado também o refluxo gasoso de ar do estômago para o esôfago.

Permite definir assim se os sintomas do paciente são realmente por refluxo de qualquer natureza, pois na phmetria convencional apenas os refluxos ácidos podem ser detectados.

Também é utilizado para avaliar se o tratamento que está sendo feito para refluxo está funcionando. Isto porque os medicamentos utilizados atuam geralmente para baixar a acidez do estômago e alguns pacientes continuam tendo sintomas devido aos refluxos não ácidos.

Por isto a Impedâncio-pHmetria  é o melhor e mais completo exame para diagnóstico do refluxo gastroesofágico.

 

QUAIS AS INDICAÇÕES DA IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA?

1.       Pacientes com sintomas sugestivos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) que não apresentam esofagite na endoscopia;

2.       Investigação de pacientes com sintomas atípicos e/ou supra-esofágicos (dor torácica, tosse crônica, pigarro persistente, rouquidão, sensação de bola parada na garganta e asma);

3.       Pacientes com refluxo, que não respondem ao tratamento padrão e com suspeita de participação de refluxo “não-ácido”:

4.       Avaliação da eficácia do tratamento clínico ou cirúrgico da DRGE.

 

QUAIS AS VANTAGENS DA IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA SE COMPARADA A PHMETRIA ESOFÁGICA CONVENCIONAL?

A pHmetria convencional é considerada eficiente no diagnóstico do refluxo ácido. Entretanto, muitos pacientes com sintomas sugestivos de refluxo (cerca de 30%) apresentam persistência dos sintomas, quando estão sendo tratados com medicamentos para refluxo ácido. Estes sintomas tem sido atribuídos ao refluxo “não-ácido”.

Quando a acidez gástrica está diminuida como no tratamento com IBP’s, o refluxo é essencialmente “não- ácido” e não é detectado pela pHmetria convencional.

Por ser um exame capaz de medir o refluxo “ácido” e “não-ácido”, a Impedâncio-pHmetria Esofágica é considerada o padrão ouro para diagnóstico do Refluxo Gastro-Esofágico.

 

QUAIS AS ORIENTAÇÕES NECESSÁRIAS PARA REALIZAÇÃO DA IMPEDÂNCIO-PHMETRIA ESOFÁGICA?

1.       Para esse exame, não é realizada sedação, portanto, não é necessário vir acompanhado. O paciente pode dirigir normalmente após o exame;

2.       Jejum mínimo necessário de 8 horas (nem água pode tomar);

3.       Quanto ao uso de medicamentos tipo IBP (omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, lansoprazol, dexilant, etc). Siga a orientação do médico solicitante pois em alguns casos o exame é realizado usando o medicamento e outros sem o uso. 

4.       Trazer os exames relacionados (Endoscopia Digestiva Alta, Radiografias do Esôfago, exames anteriores de pHmetria e Manometria Esofágicas);

5.       Trazer a solicitação médica.

6.  Comparecer para o exame de banho tomado e com roupas largas, de botões na frente, para facilitar a colocação do aparelho de pHmetria.

 

 

EXPLICAÇÃO DETALHADA DO EXAME


 1.    Inicialmente será feita anestesia de uma das narinas com gel de lidocaína (anestesia local). Não é feita sedação para dormir pois isto altera o resultado do exame.

2.    Será introduzida na narina anestesiada uma sonda de fino calibre, que ficará conectada ao aparelho de pHmetria de 24h. Este é portátil e ficará fixo por um cinto na cintura.

3.    Um eletrodo é afixado à pele com esparadrapo.

4.    O paciente irá para a casa com o aparelho e deverá manter todas as suas atividades físicas e alimentares habituais durante o exame.

5.    O exame terá duração de 24h. O paciente retornará no dia seguinte para a retirada do aparelho. A retirada é rápida, indolor e não requer jejum.

6.    Será marcada a data para a entrega do resultado.

 

 

Confira a matéria sobre impedâncio pHmetria feita pelo do Dr. Dráuzio Varela e exibida no Fantástico. 

0 Comentários

Os comentários estão fechados.