Colecistectomia Laparoscópica
O que é uma colecistectomia laparoscópica?
A colecistectomia laparoscópica é um procedimento cirúrgico para retirada da vesícula biliar com um laparoscópio e instrumentos cirúrgicos. O laparoscópio é um tubo de metal fino com uma câmera leve e pequena. Seu médico pode colocar o escopo e ferramentas em sua cavidade abdominal através de pequenos cortes e ver os órgãos dentro do abdômen, incluindo a vesícula biliar.
A vesícula biliar é um pequeno saco que se encontra sob o fígado do seu lado direito. Faz parte do sistema digestivo. Ele armazena a bile produzida pelo fígado para ajudar a digerir as gorduras.
Quando está indicada?
A vesícula biliar é removida quando você tem cálculos biliares, dor ou inflamação em sua vesícula biliar. Os cálculos biliares são uma causa comum de dor, inflamação e inchaço da vesícula biliar, mas você pode ter esses problemas sem pedras. Os cálculos biliares podem ficar soltos na sua vesícula biliar ou bloquear a vesícula biliar e ducto biliar comum (o tubo através do qual se move a bile do fígado para o intestino).
Na maioria dos casos, o método laparoscópico é usado para remover a vesícula biliar, em vez de cirurgia aberta. Se tiver uma infecção muito grande e cicatrizes, ou se há suspeita de câncer, você pode precisar de cirurgia aberta. Isso significa que seu médico faz um corte maior (incisão) no seu abdômen e em seguida, remove a vesícula biliar através do corte. Você deve perguntar ao seu médico sobre as opções de tratamento.
Como posso me preparar para este procedimento?
Permitir tempo para descanso. Tente encontrar pessoas para ajudá-lo com o seu dia-a-dia das tarefas para o primeiro par de dias após a cirurgia.
Siga as instruções do seu médico sobre não fumar antes e após o procedimento. Fumantes curar mais lentamente após a cirurgia. Eles também são mais propensos a ter problemas de respiração durante a cirurgia. Por essas razões, se você é um fumante, você deve parar pelo menos 2 semanas antes do procedimento. É melhor parar de 6 a 8 semanas antes da cirurgia.
Se você precisar de um analgésico menor na semana antes da cirurgia, escolha paracetamol ao invés de aspirina, ibuprofeno ou diclofenaco. Isso ajuda a evitar hemorragias extra durante a cirurgia. Se estiver a tomar aspirina diariamente para uma condição médica, pergunte ao seu médico se você precisa parar de tomá-lo antes de sua cirurgia.
A noite antes do procedimento, comer uma refeição leve, como sopa e salada. Não comer ou beber nada depois da meia-noite e na manhã antes do procedimento. Nem mesmo beber café, chá ou água.
O que acontece durante o procedimento?
Está dada uma anestesia geral. A anestesia geral vai relaxar seus músculos e colocá-lo para dormir. Ele irá impedir você de sentir dor durante a operação.
Seu abdômen vai ser inflado com gás de dióxido de carbono. Isso ajuda o seu médico ver a vesícula biliar e outros órgãos. Seu médico faz um pequeno corte no abdome (geralmente na área do umbigo) e insere o laparoscópio através do corte. Outros pequenos cortes são feitos para colocar ferramentas usadas durante a operação. Seu provedor retira a vesícula biliar e as pedras com uma ferramenta que pode cortar tecido e parar a hemorragia. Isto pode ser cauterização elétrica (que utiliza corrente elétrica) ou de ultra-som (energia de ondas sonoras).
O procedimento geralmente leva cerca de uma hora, mas pode levar mais tempo se houver cicatrizes ou infecção.
O que acontece depois do procedimento?
Normalmente você pode deixar o hospital no mesmo dia. Em alguns casos, um pernoite pode ser necessário, dependendo de sua condição.
Porque os intestinos recuperam lentamente, você não pode comer normalmente nos primeiros dias após a operação. Você voltará gradualmente a uma dieta normal. Se o for colocado um tubo de drenagem, durante a cirurgia, este vai ser removido quando não há mais bile no fluido de drenagem.
A remoção da vesícula biliar deve causar poucos ou nenhum, problemas a longo prazo. O sistema digestivo pode trabalhar normalmente sem ela. Ocasionalmente haverá algumas fezes amolecidas.
Quais são os benefícios deste procedimento?
Você vai se livrar da vesícula biliar dolorosa sem o desconforto da cirurgia abdominal. A sua estadia no hospital deve ser menor.
Quais são os riscos associados de procedimento?
- Existem alguns riscos quando você tem anestesia geral. Discuta estes riscos com seu médico.
- Você pode ter infecção ou hemorragia.
- O ducto biliar comum ou de outro órgão próximo pode ser ferido. Você pode precisar de uma nova cirurgia para reparação dos danos.
- Você pode ter dor no ombro devido ao dióxido de carbono usado para inflar sua cavidade abdominal.
- Descobertas feitas no momento da cirurgia podem fazer o procedimento ser convertido para cirurgia aberta.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.