Cálculo na Vesícula Biliar
O que são os cálculos biliares?
Os cálculos biliares são partículas sólidas feitas de bile na vesícula biliar. A bile é uma substância produzida pelo fígado para ajudar a digerir as gorduras. A bile é armazenada na vesícula biliar.
A vesícula biliar é um pequeno saco que se encontra sob o fígado e é parte do sistema digestivo. Os canais biliares são pequenos tubos que drenam a bile do fígado para a vesícula biliar e intestino delgado.
Os cálculos biliares podem ficar na vesícula biliar ou podem mover-se para as vias biliares. Se estes cálculos bloquearem a saída da vesícula, eles podem causar muita dor. A formação de cálculos na vesícula biliar é chamada colelitíase. Os cálculos biliares variam de tamanho e consistência.
Qual é a causa dos cálculos na vesícula?
A bile contêm substâncias de colesterol e outros produtos vindos a partir da quebra das hemácias (bilirrubina). Se há muito colesterol ou bilirrubina na bile, a bile pode se transformar em uma forma sólida, chamada de cálculo biliar. Alguns cálculos biliares resultam da infecção da bile ou do ducto biliar.
A maioria dos cálculos biliares, são feitos de colesterol na bile. Geralmente os ácidos biliares evitam que o colesterol se transforme em pedras. Se a quantidade de colesterol na bile aumenta para além da capacidade de ácidos de manter o equilíbrio, o colesterol cristaliza forma-se uma pedra ou até mesmo um pólipo.
Quais são os fatores de risco?
A ocorrência de cálculos biliares é mais provável se:
- Você é do sexo feminino.
- Teve várias gestações
- Faz terapia de reposição hormonal ou toma pílulas anticoncepcionais.
- Está acima do peso.
- Tem diabetes tipo 2.
- Tem anemia falciforme ou outra doença que destrói as células vermelhas do sangue.
- Outros membros de sua família tiveram cálculos biliares.
- Tem mais de 40 anos de idade.
- Você perdeu muito peso em um curto período de tempo, especialmente se isso aconteceu a partir de uma dieta baixa em calorias.
Quais são os sintomas?
Os cálculos biliares muitas vezes não causam sintomas e não precisam de tratamento. Quando eles causam sintomas, pode surgir:
- dor na parte superior do abdômen ou nas costas, principalmente após refeições pesadas ou de alto teor de gordura
- inchaço, indigestão, arrotos
- náuseas e vômitos
- febre
- cor amarelada na pele e no “branco dos olhos” (icterícia)
Cólica biliar é o termo médico para a dor causada por cálculos biliares. Isso acontece quando a vesícula biliar tenta se esvaziar de uma pedra. A dor pode ser leve ou grave. Ela pode durar alguns minutos ou horas. Você pode ter náuseas e vômitos com a dor. A dor pode se espalhar a partir do seu peito ou no abdômen para seu ombro direito ou nas costas.
Como é feito diagnostico?
Seu médico irá rever os seus sintomas, perguntar sobre seu histórico médico, e examinar você. Provavelmente tenha que fazer os seguintes testes:
- Ultrassom de abdomen
- Exames de sangue
Como são tratados?
Normalmente os cálculos biliares que causam sintomas são tratados com cirurgia para remover a vesícula biliar. Na maioria dos casos, a vesícula biliar e as pedras podem ser removidas por laparoscopia através do procedimento denominado colecistectomia por videolaparoscopia.
A colecistectomia por campo aberto, pode ser necessária quando a doença da vesícula biliar é mais grave, ou se há infecção grave. Também pode ser necessária se você for muito obesa ou grávida.
A remoção da vesícula biliar deve causar pouco ou nenhum problema a longo prazo, porque o sistema digestivo pode funcionar normalmente sem a vesícula. Algumas pessoas podem ter as fezes mais amolecidas após a sua remoção.
Quanto tempo os efeitos duram?
A dor causada por cálculos biliares geralmente se mantém até as pedras serem removidas. Se a dor dura mais de algumas horas, você deve procurar assistência médica
Quais são as possíveis complicações ?
Os cálculos biliares que não são removidos podem causar uma infecção na vesícula biliar, quadro conhecido como colecistite.
Também é possível que pedras se movam para o canal principal (colédoco) entupindo-o, causando-lhe icterícia. Quadro conhecido como coledocolitíase.
As pedras também podem causar pancreatite aguda, uma reação inflamatória no pâncreas que pode ser fatal. O principal sintoma da pancreatite é dor intensa do abdômen superior.
Todas estas condições precisam de cuidados de emergência.
Como posso cuidar de mim mesma?
- Siga o tratamento prescrito pelo seu médico.
- Siga as orientações do seu médico sobre dieta.
- Após a cirurgia não levantar mais de 10 quilos até o seu médico dizer que está tudo bem. Faça freqüentes caminhadas curtas para ajudar você a obter a sua força de volta.
Chame o seu médico imediatamente se:
- Seus sintomas estão piorando
- Você tem dor abdominal ou nas costas com náuseas e vômitos que não estão melhorando com o tratamento.
- Sua pele ou os seus olhos estão amarelos.
- Você tem febre (temperatura maior que 37,8 ° C).
Como posso ajudar a prevenir cálculos biliares?
- Siga os conselhos do seu médico para controle de peso se você está acima do peso. Você não deve tentar perder peso muito rápido porque isso pode levar a mais cálculos.
- Comer alimentos saudáveis que são ricos em fibras, como cereais integrais, frutas frescas e vegetais.
- Perder peso se você está acima do peso e depois manter um peso normal com uma dieta saudável e atividade física.
Como a dieta pode ajudar os problemas de vesícula?
Dieta não causa diretamente ou cura problemas de vesícula. No entanto, existem mudanças que você pode fazer na sua dieta que podem ajudar a prevenir cálculos biliares. E se você já tem cálculos biliares, você pode ser capaz de diminuir o desconforto.
Que alterações devo fazer na minha dieta?
Alterar sua dieta não vai ajudar você a se livrar de cálculos biliares, mas pode ajudar a diminuir os sintomas e prevenir novas pedras.
Comer alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, e pobre em fibras pode aumentar o risco de problemas de vesícula ou torná-los pior. Alimentos gordurosos podem fazer a vesícula biliar se contrair mais. Isto pode aumentar sua dor, se cálculos biliares estão bloqueando o fluxo da bile. Além disso, alimentos ricos em gordura saturada e colesterol contribuem para a obesidade e diabetes. Ambos estes problemas de saúde aumentam suas chances de ter cálculos biliares.
Evitar ou comer menos os seguintes alimentos:
- carne vermelha gordurosa
- produtos de leite integral , como manteiga e queijo amarelo
- alimentos fritos
- açúcar refinado e outros carboidratos refinados, que muitas vezes estão em bolos, tortas e biscoitos
Evitar esses alimentos de alto teor calórico e refinado também pode ajudar você a ter e manter um peso saudável.
Tente comer uma variedade de alimentos saudáveis:
- Coma mais frutas, vegetais e grãos integrais.
- Obtenha mais proteína a partir de vegetais, como a soja e produtos de soja.
- Comer carne magra, peixe e aves.
- Comer e beber produtos com baixo teor de gordura do leite, como leite desnatado e iogurte desnatado, ao invés de leite integral e produtos como queijo e manteiga.
- Coma alimentos que contêm gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva ou óleo de canola, amendoim, nozes, e ômega-3
Certifique-se de exercitar-se regularmente. Isto ajuda você a chegar e manter um peso saudável. O exercício regular pode também ajudar a reduzir o colesterol na vesícula biliar e bile. Isto também pode ajudar a impedir os cálculos biliares.
Preciso seguir uma dieta especial após a cirurgia da vesícula biliar?
Após a cirurgia da vesícula biliar, geralmente você pode comer uma dieta regular. Siga Pode haver mudanças específicas que você precisa fazer em sua dieta após a cirurgia. Há diferenças na forma como as pessoas toleram a voltar a uma dieta regular após a cirurgia. A dieta descrita anteriormente para a prevenção ou tratamento dos sintomas da vesícula biliar também é uma boa opção para seguir depois da cirurgia.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.